Você sabia que, atualmente, as startups são muito comuns em diferentes setores do mercado? Para Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 10ne — conglomerado composto por mais de 14 empresas atuantes em variados segmentos relevantes em todo Brasil — esse modelo atrai empresas, profissionais e clientes que procuram por produtos e serviços inovadores e tecnológicos.
Mesmo que esse modelo de corporação esteja dominando diversas áreas e se tornando cada vez mais comum, muitos são os que não conhecem seu conceito, nem o porquê de ser considerado um modelo inovador do mercado. Quer saber mais sobre as startups? Então, continue acompanhando este artigo!
O que é uma Startup?
De acordo com o empresário Mailon de Lara Vaz, uma startup é uma organização em fase inicial que possui modelo de negócio inovador, fácil replicabilidade em diferentes áreas do mercado e alcance certeiro para solucionar as demandas de um público específico. Trata-se, portanto, de uma empresa que alinha tecnologia e inovação para solucionar problemas.
O principal meio de diferenciar uma startup de uma empresa tradicional é que a primeira é criada a partir da oportunidade de mercado, enquanto a outra é desenvolvida a partir de uma necessidade de negócio. Assim, o empresário Mailon de Lara Vaz comenta que as Startups possuem três características que as definem bem: escalabilidade (capacidade de crescer rapidamente), replicabilidade (capacidade do produto ou serviço ser replicado em outros setores da sociedade) e modelo de negócio inovador (surge em ambientes complexos, com problemas e poucas informações de solução).
Por que ela é considerada um modelo de inovação?
E, justamente por ser um modelo de negócio inovador, a startup se diferencia de grandes organizações e empresas que trabalham na mesma direção que a sua. A inovação é um aspecto singular para esse modelo, uma vez que trabalha com a capacidade de explorar ideias de maneiras distintas e bem-sucedidas, adicionando valor ao mercado, sociedade e governo. Assim, o CEO do Grupo 10ne, Mailon de Lara Vaz, compreende que uma startup não baseia seu sucesso apenas na geração de lucro, mas também na capacidade de gerar impacto positivo em diferentes setores sociais.
O impacto das startups, por sua vez, é perceptível em diversas áreas de consumo do mercado. A exemplo disso, deve-se considerar que produtos e serviços tradicionais, como transporte, alimentação e finanças que já são referência iniciaram com esse modelo de negócio. E o principal fator para esse impacto é a inovação.
Para o empresário Mailon de Lara Vaz, uma empresa que desenvolve uma cultura de inovação consegue criar soluções com mais agilidade, eficiência e aprendizado, adequando as soluções mais facilmente ao consumidor. Assim, deve-se entender que as startups são responsaǘeis por entregar soluções melhores para o cotidiano dos consumidores, atendendo às suas necessidades com mais eficiência.