sexta-feira, maio 24, 2024
HomeNoticiasPrefeitura de Manaus anuncia reconstrução de escada na comunidade da Sharp

Prefeitura de Manaus anuncia reconstrução de escada na comunidade da Sharp

Após as fortes chuvas do sábado, 25/3, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua nas áreas de criticidade com uma força-tarefa, desde as primeiras horas deste domingo, 26. O prefeito David Almeida, acompanhado do secretário de Obras, Renato Junior, vistoria a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste, onde uma escada desabou.

“Vamos reconstruir a escada para que a trafegabilidade seja retomada nesse local. É uma necessidade dos moradores. Estamos desde cedo fazendo a ronda na cidade”, assegura o prefeito.

“Essa área está mapeada pelo governo do Estado, pois é de gerência dele. Por isso, as casas serão retiradas por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim+), que, inclusive, já cadastrou essas famílias. Neste momento, estamos com toda a equipe da Seminf no local. A reconstrução da escada é uma medida paliativa. Dá para ver que a quantidade de lixo é enorme, mas, até o mês de maio ou junho, as casas irão ser retiradas para o Prosamim entrar”, complementa.

A Prefeitura de Manaus atua com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Limpeza Urbana (Semulsp), para solucionar os problemas acarretados pelo grande volume das fortes chuvas. As equipes de plantão prestam assistência às famílias afetadas desde as primeiras horas do sábado.

A pasta de Infraestrutura percorre as ruas, mapeando as áreas afetadas e intensificando os serviços de recuperação de drenagem profunda, de preparação base e sub-base, além da reconstrução de pontes e escadas em madeiras. As erosões seguem sob vigilância da secretaria.

“As equipes de engenharia atuam nas ruas desde as 6 horas da manhã. Estamos aqui na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, onde as escadas e pontes de madeiras foram afetadas pelas fortes chuvas. O prefeito David Almeida determinou que hoje mesmo seja refeita a escada de acesso”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.

O secretário reforça, ainda, que a prefeitura atua para devolver o acesso e a trafegabilidade para a população.

“Essa é uma área muito afetada pelas chuvas que, com o grande excesso de lixo, causa alagamentos na área. Nós estamos aqui para garantir a retomada da trafegabilidade segura para os moradores, pois eles precisam se deslocar para as escolas, feiras e mercados”, salienta Renato Junior.

“Aqui é uma área de ocupação irregular, mas todos os moradores estão cadastrados no programa para serem encaminhamos para o Prosamim, com o objetivo de sanar esse problema e realocar a população com segurança”, complementa.

Mais Lidas