sábado, maio 18, 2024
HomeNoticiasPesquisa de mercado: entenda o que é e qual a sua importância...

Pesquisa de mercado: entenda o que é e qual a sua importância para um negócio 

Você provavelmente já deve ter se deparado com o termo “pesquisa de mercado”, não é mesmo? Conforme pontua o diretor da Boxter, Gabriel Cepeda Gonçalves, esse é um conceito muito importante para as empresas. Isso porque, especialmente para aquelas que estão começando, realizar essa pesquisa será fundamental para entender detalhes como o nicho de atuação e a concorrência. Quer saber mais sobre essa atividade e entender o porquê dela ser tão relevante? Então, confira este artigo! 

Iniciar um novo negócio é uma jornada desafiadora, você não acha? Além de ter que lidar com todas as questões burocráticas e financeiras, ainda é necessário elaborar estratégias de marketing, assegurar a qualidade do produto ou serviço oferecido  e conquistar novos clientes. Nesse sentido, uma das etapas fundamentais na hora de começar um empreendimento é a pesquisa de mercado. Mas sobre o que ela trata? 

Pesquisa de mercado, o que é? 

Caso não conheça saiba que a pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para coletar as informações e dados importantes para uma empresa. Seu principal objetivo é o de trazer conhecimento para um empreendedor sobre o seu nicho de atuação e o seu público alvo. Assim, é possível tomar decisões mais estratégicas e menos arriscadas. Para Gabriel Cepeda Gonçalves, essa atividade pode contribuir no desenvolvimento de um negócio. 

Nesse contexto, pode-se dizer que essa pesquisa é um tipo de estudo realizado para entender o mercado relacionado a uma empresa e, a partir disso, enxergar novas oportunidades para o seu crescimento. Por meio disso, é possível seguir decisões mais assertivas e reduzir os riscos de prejudicar um negócio. Por isso, é interessante que essa etapa seja efetuada nas primeiras fases de um novo empreendimento. 

Para que serve? 

Dessa maneira, saiba que através da pesquisa é possível coletar dados importantes como o qual é o público-alvo e as suas necessidades, quais são os concorrentes e os seus pontos fracos e fortes, quais são as oportunidades de crescimento e em quais áreas o negócio pode se destacar. Além disso, para empresas já estabelecidas no mercado, essa ferramenta pode servir para identificar novos nichos ou micro-nichos para atuação. O empresário Gabriel Cepeda Gonçalves entende que essas são informações valiosas. 

Como funciona? 

A pesquisa de mercado pode ser feita de diferentes formas, seja através de questionários ou ferramentas digitais. No entanto, independente do formato é importante que antes de realizar esse processo tenha-se em mente qual será o seu objetivo. Isso porque, para novos empreendimentos, essa atividade pode servir para analisar o mercado. Por outro lado, para negócios já estabelecidos, ela pode ser utilizada para testar novos serviços, campanhas ou produtos. Com isso em mente, é possível elaborar as perguntas que irão contribuir para o negócio. 

Qual a sua importância? 

Por fim, agora que você conheceu mais sobre a pesquisa de mercado é interessante frisar que ela possui grande importância para uma empresa, já que é capaz de trazer dados e informações essenciais para o seu funcionamento. Além disso, como citado anteriormente, ela será fundamental no momento de tomar decisões, uma vez que reduz os riscos e incertezas. Para Gabriel Cepeda Gonçalves, esse procedimento é relevante para um empreendimento.

Mais Lidas