sexta-feira, maio 24, 2024
HomeNoticiasEntenda quais são os benefícios do parto humanizado para a mãe e...

Entenda quais são os benefícios do parto humanizado para a mãe e para o bebê 

Você sabia que é possível ter um parto humanizado que respeite todas as condições físicas e emocionais da mãe e do bebê? Para Orcione Ferreira Guimarães Júnior, mestre em Ciências da Saúde, o parto humanizado surge como uma forma de colocar a parturiente como protagonista e também de respeitar o tempo de nascimento do bebê. 

Atualmente, a procura por essa prática tem crescido exponencialmente, pois segundo o Diretor da Clínica Médica Dr. Orcione Júnior, é recomendação da OMS a adoção de uma filosofia que priorize a gestante e respeite os direitos humanos, tanto da parturiente, quanto do bebê. 

Muitas pessoas acreditam que o parto humanizado seja apenas o realizado via vaginal, no entanto, o mestre em Ciências da Saúde, reitera que parto humanizado é uma filosofia médica que serve para todos os tipos de partos desde que não ofereça nenhum risco à gestante e nem ao bebê. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, leia este texto até o final!

O que é o parto humanizado? 

De início, vamos conceitualizar melhor o que é o parto humanizado e quais são seus princípios. Primeiro, o parto humanizado é um conjunto de definições médicas que pretendem humanizar esse momento da vida da mulher e combater a violência obstétrica. Além disso,  o parto deve seguir parâmetros que levem em consideração a gestante como um todo. Portanto, a parturiente tem a garantia de um acompanhamento que leva em consideração suas questões emocionais, suas questões médicas e ainda traga conforto e segurança durante o pré-natal, bem como na hora do parto e também no pós-parto. 

De acordo com o Dr. Orcione Guimarães Júnior, a parturiente pode ter acesso ao parto humanizado em redes particulares e públicas de saúde, basta procurar o local e iniciar o pré-natal já com um plano de parto que a priorize e no qual ela seja assistida por diversos especialistas do início ao fim. 

Afinal, quais benefícios do parto humanizado para mãe e o bebê? 

Feito isto, os benefícios dessa prática serão  positivos, pois possibilitará que a parturiente entre em contato profundo com a essência da maternidade. O parto humanizado também age no combate a violência obstétrica, pois coloca as duas vidas como prioridade e oferece uma experiência livre de traumas e violências, tanto para a gestante, quanto para o bebê. 

Orcione Guimarães Júnior dispõe que o parto humanizado reduz os riscos de depressão pós-parto e de traumas para o bebê  causados no momento do nascimento. Além desses benefícios, o parto humanizado também possibilita a criação de laços e vínculos afetivos entre a mãe o bebê e também atua como redutor de estresse e ansiedade. Caso queira saber mais sobre o parto humanizado, acesse e/ou entre em contato com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães: 

Mais Lidas