Gestão de equipes no agronegócio: é possível? Entenda com a Solpack Agronet 

By Bryan Adams 4 Min Read

Além do bom maquinário e técnicas que ajudam na colheita, a gestão de equipes também faz parte da vida do agricultor. Segundo a Solpack Agronet — empresa especializada na fabricação de Embalagens Raschel, Redes Multiuso e Telas para Sombreamento Agrícolas —, apesar de pouco comentada, a gestão de pessoal no meio agrícola tem crescido de forma considerável e tem sido peça chave no alcance dos objetivos do agricultor. Abaixo, leia o que é e a importância da gestão de equipes: 

O que é gestão de equipes? 

A gestão de pessoas, ou gestão de equipes, são técnicas que visam o desenvolvimento de colaboradores especializados no ramo que seu negócio segue. Ou seja, a gestão de equipes busca atrair e manter bons profissionais ou treinar e desenvolver capital humano adequado para a sua empresa. 

Para José Sanchez Oller, sócio-fundador da Solpack Agronet, além dos treinamentos, o gestor precisa lembrar que a forma de manter esse capital humano qualificado é através do reconhecimento do trabalho e de políticas empresariais que visam o bem estar e a qualidade de vida do trabalhador. Profissionais satisfeitos trabalham com mais entusiasmo, almejando o sucesso do empreendimento e a lucratividade.  

Como fazer uma boa gestão de equipes no agronegócio?

Como mencionado, investir em capital humano é tão importante quanto o investimento em tecnologias, inovações e políticas ambientais. Isso porque, a gestão de equipes ajuda o negócio a ter setores mais estruturados, levando as empresas de agricultura ao sucesso. 

Abaixo, leia mais sobre como fazer com que seu negócio agrícola tenha uma boa gestão de equipes:   

  1. Escolha Líderes 

Segundo Isabel Sanchez Oller, sócio-fundadora da Solpack Agronet, um dos pontos mais importantes da gestão de equipe é a escolha de liderança capacitada. O líder escolhido precisa ter bons resultados, além de uma boa reputação, visto que ele servirá como exemplo a ser seguido. 

Outros quesitos importantes a serem levados em conta são a trajetória do colaborador na empresa e a boa comunicação com os demais. Um líder com dificuldade para se comunicar pode não conseguir lidar com a equipe de forma eficiente. 

Se mesmo com a dificuldade a pessoa ainda for a melhor opção e merecedora desse cargo, cabe a empresa investir em cursos de liderança e comunicação para capacitar de forma correta esse colaborador. Além disso, o líder precisa estar alinhado com toda a estratégia do negócio para conseguir alcançar os objetivos de forma rápida e sem maiores problemas. 

  1. Invista nos seus funcionários

Quando falamos em gestão de equipes, estamos falando principalmente em capacitação, treinamento e como mencionado anteriormente, a valorização do funcionário. Quando não existe um equilíbrio, a empresa possui um equipamento de ponta, mas não tem um pessoal engajado e eficiente que possa usufruir da melhor forma esse maquinário. Para a Solpack Agronet, investir em treinamentos é sim uma boa escolha e garante o sucesso completo para o seu negócio. 

Share This Article