sábado, maio 18, 2024
HomeNoticiasCubo mágico: conheça melhor essa brincadeira e sua importância no desenvolvimento do...

Cubo mágico: conheça melhor essa brincadeira e sua importância no desenvolvimento do raciocínio lógico

Certamente, você já deve ter tentado montar um cubo mágico por inteiro, não é mesmo? O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que o cubo mágico é considerado uma ferramenta pedagógica, utilizada principalmente nas aulas de matemática para desenvolver melhor a atenção às sequências lógicas do raciocínio dos alunos. Pensando nisso e nos benefícios dessa brincadeira que desafia e desenvolve diversas habilidades intelectuais, leia o artigo até o final!

Caso você não saiba, o cubo mágico foi criado no ano de 1974, pelo hhúngaro Erno Rubik, sendo que somente no ano de 1980 passou a voltar a ser uma tendência na sociedade. Sendo um instrumento didático e chamativo, o cubo mágico chama atenção quando pessoas passam a solucioná-lo em questões de minutos. Como considera o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, a brincadeira se desenvolve com a prática e inclusive é uma modalidade esportiva para aqueles que desenvolvem de forma ágil o brinquedo.

Sabemos que para tudo há uma técnica, e para o cubo mágico não é diferente. Já ouviu falar que muitos começam a formar a cruz branca no centro do cubo? Pois é, há diversos passo a passos e formas de desenvolver o brinquedo. Todavia, devemos nos atentar que essa ferramenta é uma grande aliada dos professores, além de ser ótima para conter a ansiedade e ter controle emocional, principalmente paciência. 

O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez entende que o cubo mágico é um dos brinquedos mais vendidos mundialmente. Estima-se que haja 43 bilhões de combinações para que seja solucionado, conforme estudos, sendo que cerca de 100 milhões dessas combinações podem ser resolvidas com apenas 20 movimentos. Logo, entende-se do porque esse é um brinquedo que pode ser muito bem explorado no contexto escolar. 

Por que é tão importante?

Conforme constatações matemáticas, o cubo mágico tem como benefícios os seguintes fatores: melhora na questão educacional/intelectual, auxilia interação professor/aluno, na concentração e no raciocínio lógico — como mencionado anteriormente. Além disso, como acrescenta o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, há diversas outras habilidades a serem desenvolvidas de forma indireta.

Podemos citar ainda, o aprimoramento da leitura, o fator da interpretação de textos que apresenta melhorias, o interesse em tomar iniciativas etc. Logo, fica claro como um simples objeto pode trazer vantagens imensas quando bem trabalhado em sala de aula, uma vez que não importa somente a solução do brinquedo mas sim todo o processo de desenvolvê-lo que acarreta imensos benefícios tanto para crianças como para adultos.

Agora que conheceu melhor esse brinquedo tão consumido, compre um e vá desenvolver as suas habilidades. Saiba ainda que esse brinquedo possui uma lógica que consiste num algoritmo com sequência lógica infinita, logo funciona da mesma maneira que seguir instruções para resolver um problema ou executar uma tarefa. Logo, não se prenda em desvendá-lo mas sim em executar esse processo.

Mais Lidas