segunda-feira, maio 20, 2024
HomePoliticaEleições 2022: os pré-candidatos ao Senado por Pernambuco

Eleições 2022: os pré-candidatos ao Senado por Pernambuco

O primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro de 2022. No Senado, cada estado tem três parlamentares no cargo e, neste ano, a votação será para eleger somente um. Em Pernambuco, encerra-se o mandato de Fernando Bezerra Coelho (MDB), eleito em 2014.

Diferentemente da Câmara dos Deputados, os mandatos no Senado têm oito anos de duração. Mas as eleições para a casa também ocorrem de quatro em quatro anos, alternadamente para eleger um e dois parlamentares.

A cada pleito, o Senado renova, alternadamente, um terço e dois terços dos 81 assentos. Serão ao menos oito novos senadores neste ano, em todo o Brasil.

Além de Fernando Bezerra Coelho, atualmente, Pernambuco tem no Senado Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB).

O prazo para que os partidos realizem convenções partidárias e decidam seus candidatos aos governos estaduais, ao Senado e à Câmara ocorre começa em 20 de julho e termina em 15 de agosto.

Entretanto, em Pernambuco, algumas legendas já anunciaram pré-candidatos ao pleito. O período para propaganda eleitoral só começa em 16 de agosto. Só a partir dessa data é permitido fazer comícios, distribuir material gráfico, fazer caminhadas ou propagandas na internet.

Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato ao Senado (em ordem alfabética):

Eugênia Lima (PSOL)

Perfil: Formada em direito pela Universidade Católica de Pernambuco e mestre em desenvolvimento urbano pela Universidade Federal de Pernambuco, ela tem 38 anos e é presidente do PSOL em Olinda.
Lançamento: A pré-candidatura foi oficializada em 22 de janeiro, depois de uma conferência eleitoral realizada pela internet.
Gilson Machado Neto (PL)

Perfil: Ele deixou no dia 31 de março o cargo de ministro do Turismo. Ocupava o ministério desde dezembro de 2020 e, antes disso, foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Aos 53 anos, foi anunciado como pré-candidato ao Senado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lançamento: A pré-candidatura foi lançada no dia 6 de abril, em evento do partido realizado num hotel em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Mais Lidas